quarta-feira, 1 de junho de 2011

Fazenda Santa Gertrudes


Durante um bom tempo eu só ia 'a fazenda de vez em quando e eu ficava na casinha ao lado da sede aonde o administrador,Dr. Brasil morava com a esposa pois a casa principal estava sendo arrumada.E,a fazenda desbravada por tratores,esteira,plaina enfim,muito trabalho e movimento.
              As primeiras cocheiras eram de madeira e ficavam ao lado da pocilga num patamar abaixo da sede e do terreiro de secar café, que ficava em frente à casa,enquanto o terreno para as novas baias era preparado com a maquinaria pesada.
             Só sei que durante um bom tempo ir para a Sta Gertrudes era uma aventura pois na época das chuvas um trator ia nos esperar na beira do asfalto pois transitar na estradinha de terra sem o trator rebocando o carro era praticamente impossível.
             Bem, tem um período que não consigo me lembrar até os dois pavilhões de cocheiras ficarem prontos e sendo usados.Lembro-me sim de ir nos finais de semana,todos eles, para lá com uma turma de amigas do ginásio e mais tarde do colegial. Era a época em que eu criava cabras leiteiras e ovelhas deslanadas e eu fazia grande sucesso com meu criatório.Vendia cabritos para o corte e queijo de cabra que eu mesma fazia para o Sta Luzia ,um supermercado bem famoso da época.
             Teve um ano, acho que no segundo colegial, que decidi passar um mês inteiro na fazenda em plena época de aulas, pois eu adorava o lugar e os animais que eu tinha.
              Espera um pouco,não eram os cavalos não,  a não ser meu pangaré chamado Cacau.
              Como não tinha telefone(????!!!!????)e a família ainda não ia assiduamente para lá,fiquei do jeito que o diabo gosta tomando sol,passeando a cavalo, pescando,andando de carrete com o Manolo(outro punga) mas soube, e não me lembro como,  que eu tinha ficado de segunda época em três matérias: matematica,física e história.No colégio, para todos os efeitos,  eu estava "doente" e chegar vendendo saúde e bronzeada não colou nadinha!!
                Passei de ano mas ser flagrada na minha malandragenzinha não teve graça. Ah,detalhe,eu estudava em colégio de freiras.!!!!Na época o Nagib como bom descendente de libanês achava que mulher era feita para casar assim que terminasse o colegial.
            Faculdade?Nem pensar.
            E,para mim,vamos combinar,c a s a m e n to ?????????????? QUE HORROR e MEDIEVAL!!
             Mas,cotinuo num próximo capítulo o desenrolar da história.

4 comentários:

  1. Ola quanto tempo Adelia,eu sou joao filho da dona Maria,vc nao deve lembrar de mim ja faz muito tempo na epoca eu morava na santa gerdrudes,pratcamente me criei na fazenda minha ifacia foi maravilhoza na quele lugar maravilhozo nunca esquesso.Minha mae trabalhava na horta da fazenda plantando verdoras para vcs e para os cavalinhos lembro que os cavalos gostava de cenoras.Meu pai trabalhava na horta tambem,chamava Jose Fica com Deus muita felicidades para vc

    ResponderExcluir
  2. Oi Adélia, sou a Jô trabalhei na fazenda com vc, Eliane e o Chico e, nos finais de semana toda a família. Conheci a americano Devid.Aquele loiro que está na foto com vc. Na verdade conheci também d. Vera. Os empregados quase sempre passam despercebidos, pode ser que vc não lembre. Foi um período da vida marcante p/ mim.Trabalhei entre idas e vindas uns quatros anos. Vocês fazem parte da minha história. Espero de todo o coração que vcs sejam feliz. soube que a sua mãe e seu pai deixaram este plano. Sempre lembro deles na minhas orações. Desejo muito sucesso para todos. beijos !!! (um dia sua irmã, Eliane me deu uma corrente. Cheguei a substituir a governanta Marta.)Jô

    ResponderExcluir
  3. Oi também morei na fazenda ,na época do estudava meu pai Sr Abílio e meu irmãos Silvio e Silvano trabalhavam e minha mãe dana elza no refeitório ,muita saudade daquela época,queria encontrar outros moradores dessa época

    ResponderExcluir
  4. Se alguém tiver fotos daquela época e poder me enviar email faluvi641@hotmail.com

    ResponderExcluir