domingo, 10 de julho de 2011

1984 - Parte 2 ( Afarim-NA)








Na foto : Afarim - NA



            O David voltou aos EUA e a vida na fazenda não parou e continuamos levando os animais 'as exposições.
            Ah,eu julguei Bragança Paulista na semana seguinte sem quaisquer dificuldades mesmo que minha única experiencia anterior fora a de ter julgado a Nacional como juiza aprendiz  ao lado de  Ray Sttaford qdo Morafic Wazan  foi o campeão.
           Sem dificuldades por fazer isso diariamente na Sta Gertrudes e por ser muito rígida lá.Mas falando em julgamento olhem a expressão do juiz na sequencia de fotos de qdo eu apresentava o Afarim NA para ele na exposição de Baurú quando o cavalo resolveu assim sem mais nem menos me atacar, justo no momento em que estava sendo julgado.
        Senti o olhar estranho dele e dei um passinho para o lado o que não me adiantou muito pois o cavalo me abraçou.E,além do abraço,  rolou-me por debaixo de seu corpo.
        Foi um momento de tensão e incredibilidade para os que assistiam ao julgamento e para mim especialmente.O primeiro a chegar até mim foi o JP Martins que deve ter pulado a cerca e veio em meu socorro rapidamente mas nem esperei que ele chegasse perto para ajudar-me a levantar pois sei que o fiz rapidinho sentindo um trec,trec,trec ao ficar de pé.
        Fomos em direção ao portão de saída e levada a um hospital aonde nem falei a ninguém que minhas costelas doíam só qdo eu respirava.
        Não voltei para São Paulo imediatamente pois no dia seguinte estava marcada uma visita ao Haras Morro Vermelho que eu não podia deixar de comparecer.
         Gente ,costelas quebradas doem muito!!!Aliás só doem quando se respira! Mas meu tormento só estava iniciando pois cada balanço do carro,cada buraquinho da estrada era uma tortura.
          Quando voltei para São Paulo fui 'a um médico que me radiografou e confirmou a suspeita de costelas quebradas e indicou não somente uma ou duas mas sete costelas quebradas.Comigo é assim mesmo!!Ele recomendou repouso absoluto pois nem faixa eu poderia usar!E havia o perigo de perfurar o pulmão.
          Pera aí!!! No domingo a tarde foi a visita ao Morro Vermelho e na segunda 'a Sta Gertrudes e eu aguentando as dores rigidamente!!Qdo o juiz de Baurú foi lá na fazenda nos visitar, ele me perguntou apreciando o Afarim  NA por que eu não tinha levado aquele cavalo para a exposição!
          P A R A  T U D O !!!
            O Q U Ê?!?! O juiz não havia reconhecido o cavalo que havia dado o espetáculo!!!
             Foi só então só na terça feira que consegui ir ao médiuco!
             C'est la vie!!!


 

sábado, 2 de julho de 2011

1984

Na foto : David Boggs e Adélia Audi

           1984 foi um ano diferente!
            Meu pai chamou realmente o rapaz louro da capa da revista.
            Quando ele chegou na fazenda eu estava treinando cavalos no picadeiro fechado ao som de Lionel Richie,All night long ,pois eu sempre colocava um som para treinar com a turma de exposição. Eu tinha pedido para trazerem alguns dos filhos de Manzo que estávamos levando 'as exposições eram eles: Dims NA,Dijleh NA,Drussilla NA,Bahriy NA e Bint Binni NA só para mencionar alguns.
             E, apresentar para mim ,na época ,era um exercício digno do Cirque du Soleil pois curvava-se o corpo para trás fazendo-se um arco quase que impossível. Eu vira como se fazia nos leilões da Fazenda Fortaleza quando o Alouisio Faria trazia um apresentador americano ,Johnny Downing para mostrar os animais do evento e eu simplesmente copiara.
Devo até ter fotos!!!
            Bom, o ambiente estava preparado quando meu pai, o David e o Terry entraram no picadeiro que era grande e muito bonito com janelões de vidro em ambos os lados e uma profusão de plantas tanto no lado de dentro como no de fora. Não existia o deque ainda com mesas e cadeiras mas havia uma muretinha e a cerca interna. Havia também um escritório, com banheiro e cozinha e um segundo andar. Se não estou enganada o picadeiro tinha 80m por 30m.
           Eles vieram ao meu encontro e ficaram olhando os animais e Lionel Richie como som ambiente.
            Fomos apresentados e os dois pareceram apreciar o que estavam vendo.
            O Terry pegou suavemente no cabo do cabresto de Dims NA e DELICADAMENTE mostrou-me como se fazia realmente. E assim com todos os outros consequentemente.
            Depois cada um deles foi solto para apreciarem a presença e movimentação de cada um deles.
             Então o Manzo subiu e foi solto assim como Serag,Beaujolais,Ansata Halim Bay.
              Depois da apresentação fomos para a sede para que eles descansassem depois da longa viagem.
              Ah, esqueci de contar que ambos ficaram detidos na alfandega pois não tinham o visto para entrarem no país e ficaram na sala da polícia federal mas depois de um bom trabalho meu pai conseguiu libera-los. Que início, hein?
             Mas antes do descanso meu pai fez questão de mostrar o pomar aonde o David quis conhecer uma bananeira.
             No jantar, estávamos meu pai minha mãe ,minha tia Vera com quem eu fazia todas as viagens ao exterior e eu.
             Acabado o jantar ficamos ao redor da mesa conversando sobre o que se foi visto naquele dia. Fomos tomar o cafezinho no terraço aonde eu fiquei na rede e eles nas poltronas embaixo de 700 samambaias penduradas por todo o terraço.
             Conversamos mais um pouco e eles subiram para poder dormir e descansar do longo dia.
             Na manhã seguinte fomos 'as cocheiras novamente para eu mostrar mais filhos do Manzo e potros ao pé Depois ao pasto.
              De volta 'a sede eu já estava esperando-os na rede  no terraço e estava com meu
namorado ao telefone num sem fio, quando os dois já muito a vontade sacudiram minha rede e puxaram o telefone da minha mão. Eles já estavam bem a vontade conosco principalmente comigo. Acho que a simpatia e empatia foram mútuas.
              Ficou combinado de eu viajar 'a Minnesota e depois desta visita eles voltarem 'a fazenda para fazer fotos do que eles tinham gostado e do que não tinham visto.
              Na semana seguinte eu tinha uma exposição em Bragança Paulista para julgar e comentei com o David que me falou que eu estava preparada o bastante para fazê-lo.
             Nesse segundo dia eles pediram para visitar o Polé que tinha um filho do Padron.
o Lyphard. E assim foi feito. Só não lembro como eles foram para lá se de helicóptero ou carro.
             E assim ficou a primeira visita do David e Terry 'a fazenda e o início de uma amizade gostosa.